Menu

The Journey of Riddle 876

pantswren1's blog

Mestrados Profissionais Em Ascensão

Paim Assina Portaria Do Fies Pra Mestrado E Doutorado



Com tópico em professores atuantes, os cursos concentram as aulas em um ou dois dias da semana, viabilizando que o professor concilie mais facilmente o estudo com o trabalho. Segundo fatos da Capes, há atualmente 589 mestrados profissionais em curso no Brasil.“Desde que finalizei a graduação, em 2010, queria fazer mestrado, mas era trabalhoso, em conclusão, tenho dois empregos. Entrei deste por causa de as aulas eram aos sábados”, conta a professora de Matemática da rede estadual de São Paulo Marceli Iwai, que está terminando o mestrado profissional em Matemática pela Escola Federal do ABC. Apesar de que não tenha concluído o programa, Marceli diz que ele neste momento está contribuindo para a sua prática docente.


“Ajudou em razão de me aprofundei em vários conteúdos e vi maneiras de adaptá-lo melhor. Apesar de não ser exatamente uma novidade, somente nos últimos anos os mestrados profissionais em todas as áreas do conhecimento vêm ganhando visibilidade. A ordem está presente desde a elaboração das primeiras diretrizes de pós-graduação feitas pelo governo, nos anos de 1960. Contudo ele só começou a ser oferecido verdadeiramente em 1999, com programas no Sudeste pra bacharéis em Odontologia. Pela década passada, com os números de mestrados profissionais em imensos campos crescendo, o governo federal lançou uma iniciativa pra associar a formação por esse grau para professores da Educação Básica. São cursos semipresenciais organizados na Faculdade Aberta do Brasil, chamados mestrados profissionais de ensino “em rede”.


  • Três Especialização 3.1 MBA
  • Exercício indevido de CPF
  • Insuficiência de aproveitamento escolar
  • O aluno pode preparar-se em teu ritmo respectivo

Cada programa tem uma “universidade âncora”, responsável pelo construir o projeto pedagógico, o currículo, definir carga horária. Todavia outras universidades conseguem aliar-se e decidir polos em seus campi. O primeiro deles foi para docentes de Matemática, gerado em 2010 e denominado como ProfMat. A evasão, um dos maiores desafios do ensino a distância e das pós-graduações de modo geral, tem ficado em 10%, o que é considerado baixo. Puxados pelo sucesso do ProfMat, outras áreas de entendimento foram lançando seus programas.


Atualmente existe o ProfLetras, ProfHistória, ProfArtes e ProFis (pra docentes de Física), além do em administração pública (ProfiAp), destinado à formação de gestores. Em conjunto, os programas têm hoje 7.967 matriculados e prontamente formaram 1.926 mestres. Dez Características De Uma Redação De Concurso Nota 10 da rede pública que ingressam nos programas recebem automaticamente uma bolsa durante vinte e quatro meses e, em contrapartida, assinam um documento comprometendo-se a permanecer por pelo menos cinco anos no ensino público.


A professora da Escola Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marieta de Moraes Ferreira, coordenadora nacional do recém-produzido ProfHistória, conta que doze universidades e 95 professores se associaram pra formar a primeira turma do mestrado profissional em ensino de História. Nesta primeira seleção, entraram 150 alunos, todos professores da rede pública.


A intenção é dobrar a oferta para o próximo ano, expandindo o curso em parceria com algumas universidades, de imensos estados. Para ela, o principal valor do mestrado profissional pra docentes é o acontecimento de ele ser uma iniciativa em prol do Ensino Básico. “Muitos dizem que o ensino no Brasil é péssimo, que a educação vai mal, de forma especial no Ensino Médio. “O Superior Risco Para a Presidente Dilma Vem Da Lava Jato”, Diz Diretor Da Eurasia , existe um entendimento pela sociedade sobre a inevitabilidade de melhor criação do professor”, considerou. Pra Marieta, além de completar o que o docente compreendeu nas licenciaturas - várias vezes “insuficiente” - é uma forma de manter o professor em método frequente de aprendizado, algo imprescindível pra profissionais de todas as áreas.


Por ser um estudo em grau stricto sensu, ele é bem mais completo e profundo do que outros tipos de cursos, defende a professora da UFRJ. “É muito comum serem oferecidas “atualizações”, cursos de 30 horas mais ou menos. O que também possui tua utilidade, claro, porém você estuda um foco só. O mestrado profissional são dois anos, você faz procura, e a todo o momento tem o assunto no ensino, pela aplicação do discernimento em sala de aula”, explica.


Sendo assim, ela defende que esta é hoje a melhor escolha de estudos para um professor do Ensino Básico - melhor até que um mestrado acadêmico. “Na minha aula do mestrado profissional estou discutindo a respeito de memória. A gente lê e analisa textos teóricos, porém a toda a hora se pergunta como posso trabalhar aquela pergunta com os alunos do Ensino Básico.


Muda a abordagem”, diz. Apesar de ser um curso que exija bastante disposição, os docentes têm conseguido ver de perto o ritmo. “Eles arrumam um tempo, uma forma de se empenhar. Como Estudar Faltando 03 Meses Pra Prova Do Enem? , que neste momento dou aulas há bastante tempo no mestrado acadêmico, tem sido uma obrigada surpresa olhar o nível das discussões, do interesse, do aproveitamento dos professores. Eles se empenham, não faltam e são os mais ativos”, argumentou Marieta.


Além de conquistar uma bolsa e um título de mestre ao Será Que O Diploma Não Vai Mais Ser Imprescindível? do curso, o professor bem como conquista uma maneira de valorização e socialização que ele não localiza no cotidiano da universidade, defende a coordenadora do ProfHistória. “A gente percebe como eles ficam animados, cheios de iniciativas pra passar, gostam de argumentar com os colegas, estão sempre com ideias pra acertar boas práticas”, ponderou.


Go Back

Comment

Blog Search

Comments

There are currently no blog comments.